terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

  
 Hoje, dia 26 de abril é comemorado Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.
     A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica não transmissível de poucas manifestações clínicas em suas fases iniciais e fator de risco importante para o desenvolvimento de acidente vascular encefálico  (AVE // 80% dos derrames), coronariopatias (doenças do coração // 40% dos infartos), entre outras doenças. Estima-se hoje que 15% da população brasileira sofre desse mal, cuja ocorrência pode ser elevada com a obesidade, uso excessivo de sal e outros componentes presentes na dieta.
     Ocorre quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. Um indivíduo pode ser considerado hipertenso quando sua pressão arterial máxima ficar igual ou maior a 14 (140mmHg) e a pressão arterial mínima igual ou maior a 9 (90mmHg).Entretanto, podemos afirmar que o ideal é mantermos a pressão arterial máxima em 12 (120mmHg) e a mínima em 8 (80mmHg), a famosa medida 12x8. A partir desses níveis a pressão alta começa a causar alterações em órgãos importantes do nosso organismo, como coração, cérebro, artérias, olhos e rins.



  Vários estudos têm demonstrado que o controle da hipertensão arterial reduz significativamente a morbidade e a mortalidade. A maioria deles sugere que o paciente hipertenso se conscientize de que a hipertensão não é curável, mas apenas controlável, o que fará com que se sinta muito mais motivado a tratar-se.
   Vale ressaltar que mais importante que o controle para uma hipertensão que ja se instalou, é a prevenção da doença através do controle dos principais fatores de risco e hábitos inadequados de vida, tais quais:
  •  excesso de peso,
  •  sedentarismo,
  •  elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássioe
  •  consumo excessivo de álcool 
  •  tabagismo,
  •  estresse, entre outros.
   Controle da alimentaçãoe prática de atividades físicas são grandes aliados no combate a esta Doença.


  CUIDE-SE !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário